| A Equipe de Controle de Endemia da Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma busca ativa para controlar a presença de escorpiões no município. Foto: Secom/Prefeitura |
Com o intuito de preservar a segurança dos moradores de Andradina, a Equipe de Controle de Endemia da Secretaria Municipal de Saúde do governo de Andradina está realizando uma busca ativa para controlar a presença de escorpiões no município.
Segundo a coordenadora da equipe, Adriana Previatto, a ação é contínua e se intensifica nos meses mais quentes do ano. “É uma forma de diminuir a quantidade desses animais principalmente porque entramos em contato direto com a população e podemos explicar métodos para eliminar a presença desse tipo de ameaça”, disse.
Animais pequenos, os escorpiões vivem em barrancos, troncos de madeira, telhas e podem ser venenosos, precisando assim ser erradicados. Medidas como a vedação de toda a rede de esgoto, retirada de entulhos em desuso, utilização de luvas e calçados fechados ao manipular os materiais de construção, rebocar as paredes, manter limpos os quintais e sacudir roupas e calçados antes de utilizá-los ajudam no combate aos escorpiões e na redução dos riscos de acidentes.
Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. Quando há o contato de pessoas com o animal, o acidente geralmente ocorre com picadas na mão ou no pé.
É importante ressaltar uma atenção especial para crianças e idosos. Enquanto as crianças têm mais chances de envenenamento porque possuem menor massa corporal, os idosos também caem nesta situação já pelo estado natural da velhice.
O Ministério da Saúde definiu três passos fundamentais na realização dos primeiros socorros: lavar o local da picada com água e sabão, procurar o serviço médico mais próximo e, se possível, levar o animal para identificação (num pote de vidro, de preferência) em segurança. “No caso de Andradina o local referencia para atendimento é o Pronto Socorro Municipal a fim de receber tratamento específico com soro antiescorpiônico”, disse.
Escrito por Manoel Messias Sex, 10 de Janeiro de 2014 12:34
Fonte
Postar um comentário