Ultimas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Notícia da Região


REGIÃO 




Calor e chuva fazem procura por

 


dedetizadoras crescer em Catanduva


Tempo quente ajuda no aumento de insetos como aranhas e baratas.
Primeiro passo para a dedetização é uma visita ao local para avaliação.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Comente agora
Além da dengue, o calor nas cidades do noroeste paulista, como Catanduva (SP), favorece o aparecimento de baratas, moscas e aranhas. Em algumas casas, são encontrados até escorpiões. Quem sai ganhando nestes casos são as empresas dedetizadoras.
Com tantos insetos, as empresas que combatem essas pragas chegam a trabalhar até 30% a mais durante o verão. “Por conta do clima, do calor, das chuvas que fazem o mato crescer rápido em volta das residências, o número de pragas aumenta bastante nesta época”, afirma Fernando Asprino, dono de dedetizadora.
O primeiro passo para a dedetização é uma visita ao local para avaliação e escolha do método a ser utilizado. A equipe identifica as pragas, mede o nível de infestação e avalia as características do imóvel e dos moradores. Mas atenção: o controle químico deve ser usado somente em último caso.
O professor Augusto César da Silva, por exemplo, se mudou para uma casa em Catanduva há apenas um mês. De lá para cá tem recebido alguns visitantes bem inoportunos. “Além das baratas, tem moscas à noite e pequenos escorpiões e aranhas também têm demais”, afirma Augusto.
Para evitar que os insetos incomodem ainda mais os moradores a prefeitura decidiu pulverizar os bueiros da cidade. O município foi dividido em setores. Ao todo serão quatro semanas de muito trabalho para evitar que as pessoas recebam em casa os visitantes tão indesejados.
Na casa da comerciante Ana Lúcia Pontes Zanardi, o problema são os escorpiões. Nos últimos 20 dias a comerciante achou três no quintal. “Encontramos eles ainda vivos, andando pelo quintal. Graças a Deus os cachorros começaram a latir e conseguimos tirar antes de alguém se machucasse”, diz a comerciante.
Só que a população também reclama de conviver com o mato alto em alguns bairros da cidade. Calçadas e terrenos baldios acumulam vários bichos, que acabam invadindo as casas. “A gente fica preocupado ara manter a limpeza em casa, mas têm pessoas que não se incomodam com isso e a sujeira no bairro ou na rua permanece”, afirma Ana Lúcia.
A dedetização da casa só deve ser feita em último caso. A orientação é primeiro limpar o ambiente, manter lixeiras fechadas,  potes de comidas de animais sempre vazios e controlar o mato e a sujeira ao redor da casa. A assessoria de imprensa de Catanduva informou que já notificou os donos dos terrenos ao redor de casas. Os proprietários têm 30 dias para fazer a limpeza se não serão multados.
Dedetização deve ser a última opção para o morador (Foto: Reprodução / TV Tem)Dedetização deve ser a última opção para o morador (Foto: Reprodução / TV Tem)

Fonte: G1

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Notícia de Andradina